Pages

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Cidade dos Ossos


Em Cidade dos Ossos, primeiro livro da série Os Instrumentos Mortais, Cassandra Clare nos apresenta a nos apresenta a estória de Clary.

Clary presencia o assassinato de um jovem. Mas, os executores são incomuns. Eles se utilizam de equipamentos obsoletos e têm seus corpos todos tatuados. Esses jovens na verdade são Nephilins, filhos de humanos com anjos, e tem como missão caçar demônios e criaturas do submundo que saem do controle, e são nomeados como Caçadores de Sombras.

Clary na realidade não deveria estar vendo a cena, visto que os Caçadores deveriam estar ocultos aos olhos dos “mundanos”. Até eles ficam intrigados com o fato de uma humana ter o dom da visão.
As coisas acontecem muito rápido. A mãe de Clary some, sua casa é atacada e ela não tem a quem recorrer, senão os tais assassinos, e aí a aventura começa...

Falando da trama. Mesmo tentando distanciar uma estória da outra, acabamos nos lembrando de Harry Potter. A autora bebeu, e muito ma fonte de J. K. Rowling, escrevendo inclusive várias fanfics sobre o bruxinho e seus amigos.

 Não que isso seja ruim!

A trama, como em todo livro tem seus pontos fortes e fracos. O enredo é bem fundamentado, com toda uma estrutura criada, sem a necessidade de ter a obrigação de se explicar muito sobre ele. Como a personagem principal desconhece este “universo”, vamos conhecendo-o junto com ela. Os personagens não são adolescentes caricatos, e sim mais próximos a realidade, com dúvidas, desejos, conflitos e tudo mais que seus quinze ou dezesseis anos podem te dar. Preciso também dizer que o livro é repleto de ação e as coisas acontecem muito rapidamente, sem rodeios.

Por outro lado, acho que ela poderia ter explorado um pouquinho mais a vasta estrutura do mundo que criou, às vezes sinto que é muita informação sobre os seres do submundo para absorver em uma única página. Os personagens coadjuvantes  poderiam ter sido mais aproveitados, pois são bastante carismáticos, como também enigmáticos. E o fim fica um pouco previsível perto do fim.

De qualquer maneira é uma leitura agradável, divertida e leve. A leitura vale à pena. Com certeza vou continuar acompanhando a série e conto o que achei pra vocês. 

3 comentários:

ALINE T.K.M. disse...

Tenho curiosidade em relação a essa série, até porque li muita coisa positiva a respeito de Cidade das Cinzas (e foi aí que eu realmente tomei conhecimento da série). Não sei ainda se realmente pretendo lê-la, mas o único motivo disso é de realmente ter uma fila de leitura gigante e o tempo escasso.
Ah, adoro as capas, elas me conquistaram desde que as vi de início.

Bj,
escrevendoloucamente.blogspot.com

Pat Kovacs disse...

E lá se vai a teoria de "como se escrever bem para ser publicado".
Se eu encontrar o livro por 20 contos, eu compro.

janaina disse...

Pessoal vai lancar um livro de um amigo meu, eu li o manuscrito e ficou muito bom,confesso que fiquei apaixonada como o livro todo,
O titulo do livro eh FILHOS DE ANJOS, fantasia,romance e muito misterio, ele passou dois anos em camden em londres para escrever esse livro, Camden eh um bairro em londres, que parace que vc entrou dentro de um livro, como diz ele.. enfim da uma olhada na sinopse e na resenha do livro, to ajudando ele a divulgar porque o livro ficou fantastico,..
O lancamento do livro vai ser final de ano pela editora tesauros.. mais amanha sera o lancamento pela amazon.com, em versao e-book.. vale a pena conferir..

Link da sinopse e release no skoob:

http://www.skoob.com.br/livro/193996-filhos-de-anjos


Espero que ele continue escrevendo, porque quero muito uma segunda parte.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...